09/08/2023 18:17:05 - Sócios de associação extinta em Aracanguá doam mais de 4 toneladas de alimentos  à Santa Casa de Araçatuba

A Santa Casa de Araçatuba foi uma das instituições beneficiadas com o rateio do patrimônio liquido da dissolução da Associação Recreativa, Cultural e Esportiva Municipal de Aracanguá (Arcema).

Em assembleia realizada em 10 de julho, 11 dos 18 associados remanescentes da entidade  fundada há 25, decidiram dividir  R$ 40 mil  que estavam na conta bancaria da Arcema entre a Santa Casa de Araçatuba e  a

Associação Cultural Aracanguaense de Difusão Comunitária  (ACADIC) mantenedora da Rádio Evidência FM e realizadora de  vários projetos em Aracanguá.

A parte do hospital foi convertida em 4.041,950 quilos de alimentos essenciais  que foram entregues nesta quarta-feira (9/8) pelos representantes da agora extinta Arcema  ao provedor da Santa  Casa, Petrônio Pereira Lima e ao coordenador do Setor de Captação de Recursos.

O lote doado custou R$ 20.374,95 e  é composto por 1.500 quilos de arroz , 600 quilos de macarrão, 360 quilos de feijão, 300 litros de óleo, 150 quilos de café , 65 quilos de sal e  2.070 caixas com 30 gramas de gelatina de vários sabores. As quantidades garantem de 10 a 45 dias de consumo.

A inclusão da Santa Casa de Araçatuba no rateio do patrimônio liquido da Arcema  foi sugerida  por Sebastião José  dos Santos, o Cotia, jornalista da Prefeitura de Aracanguá.  Na condição de associado da Arcema ele esteve à frente das ações para dissolução da associação.

“ A gente tem acompanhado a luta da Santa Casa de Araçatuba que enfrenta dificuldades financeiras, por isso, assim como a cidade fez no ano passado quando dou o que foi arrecadado no Rodeio, decidimos doar alimentos, como forma de contribuir com o hospital que tanto representa para a população de Aracanguá”, explicou Cotia.

Ao agradecer “ mais esse  gesto de amor ao próximo que Santo Antônio do Aracanguá nos oferece”, o provedor Petrônio Pereira Lima destacou  “o exemplo  de “solidariedade  dos associados da Arcema para com o hospital, que serve em torno de 1.700 refeições por dia. Imaginem o tamanho de nossas necessidades”.

A Santa Casa de Araçatuba é referência de média e  alta complexidades  para Santo Antônio do Aracanguá. Com média anual  de aproximadamente 1000 atendimentos dentre Urgência e Emergência, Ambulatório de Especialidades e Internações, a cidade também tem no hospital  referência para atendimentos oncológicos e renais crônicos cujos números não constam da média anual acima.

Arcema

Fundada há 25 anos por um grupo de servidores municipais  liderados por Álvaro de Almeida, a Associação Recreativa, Cultural e Esportiva Municipal de Aracanguá , foi uma referência de lazer em seus primeiros anos de existência.

Com uma sede recreativa  construída em um terreno cedido pela Prefeitura de Aracanguá , a Arcema tinha estrutura de um grande clube social e esportivo e reunia funcionários municipais  e seus familiares,  que associados  sustentavam a associação com mensalidades descontadas em folha de pagamento.

Porém, com a saída de seu idealizador Álvaro Almeida da Prefeitura de Aracanguá  e sua mudança para outra cidade, a Arcema passou a entrar em declínio.  “No decorrer dos anos a empolgação inicial foi diminuindo, diretores saíram e  a sede foi abandonada”,  relembra Cotia.

Ele explica  que o abandono do clube  levou a grande maioria dos associados a se desligar  da Arcema. “ Com a aposentadoria da última presidente, por volta de 2013, o restante da diretoria também saiu, os sócios  pediram desligamento e a Arcema acabou de vez”.

Os 18 associados remanescentes da debandada do quadro associativo, decidiram constituir uma diretoria para encerrar a Arcema juridicamente, encerrar a conta bancária  e dar um destino  ao patrimônio líquido  de R$43.735,86. “ Se não encerrássemos a Arcema, esse dinheiro ficaria para o banco”.

Reunidos em   assembleia  realizada no dia 10 de julho, os associados decidiram  pagar as despesas do encerramento da associação estimadas em R$ 3 mil e dividir os R$ 40 mil restantes  em 50% em dinheiro para a Associação Cultural Aracanguaense de Difusão Comunitária  (ACADIC) mantenedora da Rádio Evidência FM e realizadora de  vários projetos desenvolvidos e 50% convertidos em alimentos para a Santa Casa de Araçatuba.

Associados

Os 18 associados envolvidos direta e diretamente  com a doação de alimentos para a Santa Casa de Araçatuba os associados: Ângela Maria Lopes,Claudia Rosângela da Silva, Coldoaldo Bistaffa, Edna Néris dos Santos, Elio João Florêncio de Atayde, Eramir Domingos dos Santos,  Jamil Luciano, Joaquim de Oliveira, José Carlos dos Santos, José Maurício Gomes, Júlia de Souza Oliveira da Silva, Luís Antônio Nonato, Marta Venâncio de Souza, do Prado, Olavio do Prado,Pascoal Alves da Silva, Paulo Cesar de Oliveira, Ronaldo Bistaffa e Sebastião José dos Santos.

Leilão para Santa Casa

A entrega dos alimentos pelos associados da Arcema, também assegurou outro importante reforço para a Santa Casa de Araçatuba. O funcionário público Geraldo Rodrigues Miranda, o Gê, que participou  da doação fez um compromisso com o provedor Petrônio Pereira Lima.

Gê, que há mais de duas décadas organiza leilões beneficentes para hospitais que atendem a população de Aracanguá, vai coordenar e promover ainda este ano, um leilão de gado com renda totalmente revertida para a Santa Casa de Araçatuba. “ A gente vê as dificuldades dos hospitais e em especial do de Araçatuba e por isso vamos nos reunir e acertar os detalhes desse leilão”, anunciou Gê.